top of page

ABLAÇÕES PERCUTÂNEAS

Nódulos de tireóide são bastante comuns. A ultrassonografia é importante nesses casos para rastrear os casos suspeitos. Estes devem ser submetidos a uma PAAF (punção aspirativa por agulha fina), para avaliação das suas células em microscópio e definição de sua malignidade ou benignidade.

 

Enquanto os casos malignos costumam ser operados, os casos benignos, em geral, não necessitam de tratamento ativo.


No entanto, dependendo das suas dimensões, esses nódulos podem trazer alguns problemas para o paciente. Nódulos volumosos podem causar queixas estéticas (abaulamentos do pescoço), além de problemas relacionados a compressão de estruturas adjacentes: dor no pescoço, dificuldade para engolir alimentos, sensação de corpo estranho na garganta e tosse.

 

A ablação visa o tratamento desses nódulos benignos em pacientes sintomáticos. Por meio de uma pequena punção no pescoço,  uma agulha que apresenta uma "ponta ativa" é inserida para queimar o nódulo. Com o tempo, o nódulo tende a diminuir de dimensões e os sintomas costumam melhorar.

 

Pela pequena dimensão da agulha, não são necessários pontos na pele e o paciente costuma ter alta poucas horas após o procedimento.

bottom of page