top of page

BIÓPSIAS

Os pulmões são um dos locais mais comuns de implantação de metástases (lesões tumorais a distância, secundárias de neoplasias malignas de outros lugares do corpo). Na grande maioria da vezes, essas lesões se apresentam como nódulos pulmonares.

No entanto, nódulos pulmonares são achados bastante comuns e na grande maioria das vezes são achados benignos. E, em geral, quando vistos em alguma tomografia, esses nódulos costumam ter aspecto inespecífico, sendo difícil afirmar se são benignos ou malignos.

Assim, a biópsia pulmonar tem papel fundamental tanto para identificar se algum nódulo encontrado é benigno ou maligno, quanto para obter fragmentos de nódulos suspeitos, para avaliar seu subtipo e, consequentemente, realizar um tratamento oncológico direcionado.

No caso de suspeita de processos inflamatórios ou infeciosos, a biópsia também pode ser útil, pois pode isolar o agente causador do problema, o que favorece o seu tratamento.

O procedimento é realizado com uma fina agulha e anestesia local (pode-se usar uma leve sedação). Na maioria dos casos, o paciente fica em observação por algumas horas, tendo alta na sequência.

bottom of page