top of page

EMBOLIZAÇÕES

A varicocele é a dilatação anormal das veias do testículo. É bastante comum e, mesmo que na grande maioria das vezes seja assintomática, pode causar dor e acaba sendo um importante fator causador de infertilidade masculina (podendo até gerar atrofia  testicular).

O acometimento mais comum é no testículo esquerdo. O problema é causado pela limitada drenagem venosa do testículo, com o sangue refluindo no sentido contrário.

Existem, atualmente, dois tratamentos distintos. Um deles é  a técnica convencional, que é a incisão cirúrgica realizada pelo urologista, com recuperação e retorno para as atividades usuais em algumas semanas. O outro é o tratamento endovascular, no qual, através da introdução de um fino cateter na virilha ou no pescoço, chega-se até a veia espermática, onde é realizada a embolização, que nada mais é do que a administração de pequenas molas metálicas no interior dessa veia, levando a sua trombose e interrompendo o refluxo do sangue que está causando a varicocele. Essa técnica geralmente é feita apenas com anestesia local e, na maioria das vezes, permite o retorno para as atividades em dois dias.

bottom of page