top of page

EMBOLIZAÇÕES

Muitas mulheres sofrem de dor pélvica crônica, que é definida como dores pélvicas por mais de 6 meses, não menstruais (não cíclicas) e suficientemente intensas para interferir nas atividades do dia-a-dia e comprometer a qualidade de vida da mulher.

 

Uma causa importante de dor pélvica crônica nas mulheres é a Síndrome de congestão pélvica. Nela a dor é causada pelo aumento de calibre e refluxo nas veias dos ovários. Nesses casos, a dor pode estar associada a desconforto durante e após as relações sexuais e costuma piorar quando a mulher fica de pé.

 

O tratamento clássico é com anti-inflamatórios e hormônios, mas em alguns casos eles não são suficientes ou podem trazer efeitos colaterais. Assim, pode ser indicada a embolização das veias ovarianas. Nesse procedimento, é realizada uma simples punção de uma veia na virilha, por onde é introduzido um tubo fino e flexível (cateter), que chega até as varizes (veias doentes, de calibre aumentado). Podem ser inseridos diferentes agentes que levam a uma obstrução dessas veias, bloqueando o fluxo de sangue para elas e, consequentemente, melhorando os sintomas.

bottom of page