top of page

COLETA HORMONAL

O insulinoma é um tipo de tumor de pâncreas bastante raro. Como ele produz a insulina, que acaba diminuindo a glicose no sangue e causando sintomas, ele costuma ser diagnosticado precocemente. O diagnóstico precoce, embora seja ótimo para um tratamento eficaz, dificulta a obervação pelos métodos de imagem por conta do reduzido tamanho da lesão. Assim, o tratamento mais eficaz, que seria a ressecção cirúrgica de parte do pâncreas, fica prejudicado, pois o cirurgião não consegue distinguir qual parte do pâncreas deve ser retirada.

 

​Nesse cenário, é possível colocar finos cateteres no interior das artérias que irrigam as diferentes partes do pâncreas. Ao mesmo tempo, um outro cateter é inserido na veia hepática, que recebe indiretamente o sangue do pâncreas. Nas artérias são administrados sucessivamente gluconato de cálcio e são colhidas amostras distintas.

 

Com isso, o pâncreas é mapeado e o local da lesão costuma ser encontrado, sendo possível uma ressecção acurada do local acometido, preservando o restante do pâncreas e, consequentemente, sua função.

bottom of page