top of page

DRENAGENS E PUNÇÕES

Linfoceles e seromas são coleções (acúmulos líquidos) que normalmente ocorrem após cirurgias. Na sua maior parte são decorrentes de lesões de minúsculos vasos linfáticos. Como qualquer líquido acumulado no corpo, está sujeito a infecções, além de poder levar a sintomas por compressão de estruturas próximas ou mesmo a queixas estéticas. 

 

Seu tratamento normalmente consiste em uma drenagem, que é caracterizada pela colocação de um dreno (tudo de plástico) no interior da coleção, permitindo seu esvaziamento ao longo dos dias.

 

Porém, muitas vezes, a drenagem não é suficiente, já que esses vasos linfáticos continuam liberando líquido, de modo que o débito do dreno (quantidade de líquido que sai a cada dia) permaneça alta ou que  a coleção seja recoletada.

 

Assim, pode-se abrir mão de procedimentos que levam a esclerose da "parede" dessa coleção, por algum líquido irritativo, reduzindo a chance dessa formação ser formada novamente. Entre os materiais esclerosantes mais comumente utilizados, destaca-se álcool absoluto. Normalmente são necessárias algumas sessões de tratamento.

bottom of page