MARCAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS
O conceito de quimioterapia neoadjuvante se refere a uma quimioterapia realizada antes de uma cirurgia. O objetivo dela é reduzir o tumor, de modo que a cirurgia seja menos agressiva (ou seja, com a lesão apresentando menores dimensões, a cirurgia pode ser mais conservadora, poupando algumas estruturas) ou que uma lesão anteriormente irressecável possa ser operada após o efeito da quimioterapia.
No entanto, a resposta a esses tratamentos pode ser muita boa, muitas vezes fazendo com que essas lesões não possam mais ser vistas nos métodos de imagem ou cirurgicamente, dificultando sua posterior ressecção cirúrgica.
Assim, pode ser importante a marcação de nódulos com planos de posterior retirada cirúrgica, em pacientes que serão submetidos a quimioterapia. Essa marcação geralmente é feita guiada por imagem (ultrassonografia ou tomografia computadorizada), sendo inserida um clipe, mola ou pequeno fio metálico através de uma fina agulha.
Assim, quando o cirurgião for ressecar a lesão (ou o local onde ela estava), ele poderá fazer esse procedimento mesmo que a lesão não seja mais visualizada, evitando que lesões residuais microscópicas permanecem no local e evitando recidiva da doença.
​
​